Tuesday, November 22, 2011

Riso Mental

Uma das coisas que demorei a aprender, mas finalmente entendi: todo seriado de comédia que eu ADORO é uma tragédia, a diferença está nas risadas. Aquele risinho eletrônico que marca as piadas de sitcoms e esquetes de humor, sabe qual? Tire os risinhos de um episódio de Friends e você só vai ver constrangimento, desgraça, deslealdade e alguns dos sete pecados capitais. Mas, graças aos risos, no final é só diversão.

É por isso que ando tentando desenvolver o riso mental. Eu, que já usei o mantra mental, a música-tema mental, agora estou partindo pra esse novo modo cognitivo comportamental de ver o mundo. Uma risadinha muda tudo, mesmo que seja na forma de humor negro.

A risadinha mental é a salva de palmas pra quem está se sentindo um palhaço – neste caso eu. Se a vida me dá uma piada ruim, faço uma pirueta, coloco dentes postiços e assumo uma posição de diversão alheia. Alguém deve estar rindo, em algum lugar do universo. Projeto a minha performance pra esse espectador misterioso - Deus, meu amigo imaginário, meu anjo da guarda, meu santo protetor - e tento ouvir os risinhos. Eles estão lá, é só procurar.

Claro que sempre existe a possibilidade de se levar a sério. Confesso que já tentei isso também, mas foi tão ridículo que desisti rápido. Sofri. Fui ridicularizado e julgado. Pelo menos os risinhos mental me dão mais dignidade.

A gente é palhaço, mas é limpinho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home